Pequenas e Médias Empresas precisam de um Plano de Marketing Digital?

Assim como o Marketing é um componente crítico para o crescimento de uma empresa, o Plano de Marketing é igualmente importante, estando diretamente ligado à contribuição de suas chances de sucesso.


 

Os desafios são inúmeros, e muitos empresários não entendem o que é preciso para que o Marketing Digital dê resultados. Mas a solução está ai.

Empresários são especialistas em seus negócios. Mas devido à dedicação empreendedora rotineira, acabam sem tempo para acompanhar e se atualizar com as mudanças constantes do mundo online.

Então o que acontece? Ao invés de tomar uma abordagem estratégica, os esforços de marketing da maioria das pequenas e médias empresas acabam se tornando o resultado da expressão: “faça você mesmo”, e isso é perceptivo.

O importante planejamento necessário para o mix de marketing parece uma coleção fragmentada de táticas e ferramentas de uma variedade de publicações. Publicações essas, que quase sempre são produzidas de forma amadora e de fontes externas. E isso acontece constantemente no Facebook, Instagram, Sites, etc.

Quando o dia é favorável aos negócios o empresário não sabe realmente o que está funcionando, só sabe que deu certo. Já em um dia ruim, desacreditam da ferramenta e cortar o investimento em marketing é a primeira medida.

 

plano de marketing

Repense no caminho que sua empresa deve seguir.

 

Se isso soa familiar, recomendamos que você de um passo atrás e inicie a criação de um Plano de Marketing Digital. Desenvolver um serviço com uma agência especializada é a sua melhor chance de sucesso, e por isso você está aqui.

Veja a seguir o que um Plano de Marketing Digital pode oferecer para sua empresa.

 

O Plano de Marketing Digital se torna o seu guia

A melhor coisa que um Plano de Marketing Digital faz para o seu negócio, é lhe fornecer um modelo, uma metodologia. Ele mantém você e toda a sua equipe com o mesmo objetivo. Principalmente quando se trata da direção do seu negócio e como ele está indo para chegar lá. Padronizações são essenciais nesse processo.

Então como esse guia parece? Os detalhes variam, é claro, mas existem alguns componentes básicos que cada Plano de Marketing Digital, em geral, deve ter:

 

1. Análise da Situação:

Antes de iniciar qualquer trabalho de postagens e comentários, é necessário basicamente realizar um retrato de seu negócio. Quem é Você? Qual é o seu diferencial? Quais são os seus pontos fortes e fracos? Quem são os concorrentes e a qualidade do serviço/produto oferecido? Quais mídias sociais você utiliza ou vai utilizar? Quais as oportunidades de mercado? Estas são algumas das perguntas que você precisa responder antes de começar a fazer você mesmo ou delegar a função para alguém sem experiência no mercado digital.

 

2. Persona e Público-alvo:

Consequentemente você precisa identificar claramente quem são seus melhores clientes e qual o público que você quer atrair para dentro do seu negócio. Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal e Público Alvo uma segmentação da sociedade a atingir. Então, qual o tipo de persona vamos alcançar para que ele se torne um fiel cliente e seguidor? Mulher ou Homem? Onde está localizado? Usa Facebook? Tem presença digital? Formação, cargo, estado civil, desejos, objetivos, atividades diárias, expectativa com o próprio negócio, hobbies e etc. Vamos traçar um perfil detalhado de quem queremos buscar. Sabendo quem é, o que faz e o que gosta, fica muito mais fácil disseminar informações e conteúdos.

 

banner-comprido_ebook-1

3. Definição dos Objetivos e Metas:

Não seria um plano se você não definir objetivos e metas, não é? Seus objetivos devem indicar claramente o que você quer que aconteça e quando. Já as metas são os números que vamos utilizar para mensurar se os objetivos traçados realmente estão funcionando. Por exemplo, 1.000 curtidas qualificadas na página em 6 meses, ou, envolver 100 novas pessoas todos os dias, durante 100 dias, ou ainda, aumentar a lucratividade da empresa em 10% ao trimestre com Inbound Marketing. São várias as opções a disposição e não trabalhar com elas é andar no escuro.

 

4. Estratégias de Marketing: 

Seus objetivos e metas são seu alvo, seus desejos. E por outro lado, as estratégias são como você vai fazer para acontecer para refletir em benefícios para a sua empresa. Postagens diárias, impulsionamento segmentado no Facebook, melhorar o SEO do site visando um melhor posicionamento nas buscas do Google. Além da coleta de leads e distribuição de Email Marketing, atuando como ferramentas que compões parte do Planejamento de Marketing Digital.

 

5. Orçamento:

Se o crescimento do seu negócio é uma prioridade, o planejamento deverá possuir um orçamento específico e concreto. É claro que esse investimento deve ser calculado dentro da margem de lucratividade que pretende atingir. Uma empresa que fatura R$10.000,00 por mês, ao começar à investir R$500,00 mensalmente, não pode contrinuar faturando o mesmo valor após um determinado período. Ou seja, o valor investido deve voltar para a empresa com restuldados dentro de seus objetivos pré-estabelecidos.

 

O Plano de Marketing Digital te mantém concentrado

As oportunidades para o marketing parecem não ter limites na era digital, o que torna extremamente fácil para você se distrair e perder de vista seus objetivos, principalmente se você é o gerente administrativo e quer fazer o trabalho estratégico de prospecção da sua empresa.

Se você tem um Plano de Marketing Digital para te orientar nas conduções do trabalho, você vai ter uma referência a ser seguida para lembrá-lo quais são as melhores ações para o seu negócio. Você irá se manter no caminho certo, usando as tecnologias e práticas que irão apoiar o crescimento empresarial.

Se concentrar na forma como você vai se comunicar, imagens que vai utilizar, horários ideias para sua audiência, são rotinas que devem ser executadas com qualidade para que os esforços na busca por novos clientes sejam efetivos.

 

 

O Plano de Marketing Digital ajuda no seu orçamento

Existem maneiras de divulgar e comercializar o seu negócio de graça, mas esses métodos não vão trazer muita lucratividade efetiva para a sua empresa.

Eventualmente, você vai ter que desembolsar algum dinheiro, pode ser para anúncios no Facebook, uma reformulação do site ou alguma promoção via Instagram, e sem um planejamento esse dinheiro basicamente vai para o ralo. Entenda como fazer Mídia Paga para Inbound Marketing.

blog_lucratividade

 

Como mencionado acima, o orçamento é um dos principais componentes de qualquer planejamento sólido. Se você sabe quanto investir, de que forma e em qual prazo, a chance desse seu investimento dar resultado é de 100%. Você é um pequeno empresário, então você sabe o quão importante ter um orçamento e cumpri-lo.

 

 

O Plano de Marketing Digital estabelece prazos

Se você é um procrastinador, gosta de deixar tudo para amanhã, o planejamento vai ser o seu salva-vidas. E mesmo que você não se veja como alguém que deixa tarefas importantes para depois, não é incomum tratar ações de marketing como menos importante para outras áreas do seu negócio.

Normalmente, quando você faz um Plano de Marketing Digital, você pode definir um cronograma de execuções e datas para quando você quer ver alguns resultados. Mais uma vez, isso ajuda a mantê-lo no caminho certo para alcançar seus objetivos, dizendo-lhe quais as tarefas que você precisa completar e quando.

 

 

O Plano de Marketing Digital mede o sucesso e resultados

Por que você deve definir metas (sim, vamos falar de novo sobre isso)? Porque assim você fornece uma referência para medir seu sucesso e os resultados da sua empresa. Isto é fundamental para sua estratégia de marketing – se você não tem nenhuma maneira de medir os resultados, como você vai saber suas estratégias estão dando certo?

Ter um plano fica mais fácil de identificar o real crescimento e permite determinar se você atingiu ou não seu objetivo ao fim da campanha.

 

Fazendo marketing do jeito certo você identifica seu crescimento digital

 

Então, para voltar à questão crucial colocada por este post … Sim. É absolutamente necessário um Plano de Marketing Digital para os empresários que querem se aventurar nos Facebook’s da vida. Se você deseja otimizar seu investimento ou destacar sua pequena e média empresa, ter um profissional ao seu lado sobre determinadas ações não deve ser considerado extravagante, isso faz você exigir que o seu melhor e o melhor do seu negócio.

110 thoughts on “Pequenas e Médias Empresas precisam de um Plano de Marketing Digital?

Seja bem-vindo, deixe um comentário

RSS PortodoDia

Categorias